Sobre Pisos, “O piso laminado”.

                                                 Faça a escolha certa!
A partir de dúvidas apresentadas por alguns de nossos clientes, resolvemos escrever um artigo sobre os chamados pisos sintéticos (Laminados, Vinílicos e de borracha), pisos de madeira maciça e suas diferenças, durabilidades e as aplicações, que provavelmente é uma dúvida de muitos.

Nesse primeiro artigo, falaremos do piso laminado.
Antes de começar a sua reforma, é bom que você consulte ou contrate um profissional de design de interiores (para reformas internas sem mudança na estrutura) ou mesmo um arquiteto, quando for necessário fazer uma reforma de maiores proporções. Assim você pode tirar todas as suas dúvidas sobre materiais, custos do seu projeto com quem realmente entende do assunto. É sempre importante ter o acompanhamento de um especialista na área, pois você se assegura da garantia do serviço e também tem mais assertividade na escolha dos materiais para cada ambiente. Afinal o nosso desejo e obter o conforto, durabilidade, segurança e beleza na residência, seja em piso, parede e móveis etc…

Bom chegou a hora de escolher o piso? Não tenha dúvidas. Os pisos laminados atuais são modernos e de aplicação rápida e limpa, falando é claro dos pisos sintéticos (Laminados, vinílicos, de borracha), isso incluí também o piso maciço que é uma linha diferenciada de piso especial, falaremos deles também no próximo artigo. O piso laminado deixa o ambiente disponível para uso imediatamente após sua instalação, assim você pode desfrutar do ambiente, rapidamente, pode decorar, montar os móveis, sem desgaste ao final da sua reforma, e a redução do prazo final da sua construção.


O piso laminado:Os pisos laminados têm evoluído muito ao logo dos anos, em resistência, durabilidade e na extensão da garantia oferecida pelos fabricantes. Os fabricantes de pisos laminados, têm investido muito em pesquisas e tecnologia com o intuito de aumentar a resistência á umidade e abrasão dos pisos laminados, tendo obtido até então resultados satisfatórios. Uma vez que esse ainda é um fator negativo do piso laminado. O piso Laminado pode ser instalado em ambientes comerciais e residências, com diversas opções de cores em linhas madeirados. Já está disponível também o piso laminado para “áreas molhadas” onde é comum usar piso frio (cerâmico), como cozinhas e lavabos.
O piso laminado por se tratar de um piso sintético feito à base de madeira (Sua base é de HDF, material mais resistente que o MDF usado na fabricação de móveis), não possui resistência para aplicação em determinados tipos de ambientes. A sua instalação recomendada é exclusivamente para ambientes internos, podendo ser comercial ou residencial – respeitando é claro, sempre a recomendação do fabricante quanto á resistência ideal para determinado trafego de pessoas. E como já citei, pode ser instalado em áreas como cozinha, lavado e área de serviço (desde que o ambiente seja fechado e coberto). Hoje estão disponíveis diversas fabricantes de pisos laminados, com certeza alguma delas vai te atender em qualidade e com a cor que mais se adequa ao seu ambiente!

A instalação do piso laminado é rápida, pois, trata-se de um piso flutuante e de click instalado sobre manta. A manta tem a função de regularização de pequenas imperfeições do contra piso, além da redução de ruídos e a melhoria do conforto térmico. O seu arquiteto pode especificar o piso a ser usado e prever o contra piso já com as soleiras respeitando a altura do piso a ser instalado, assim o piso não fica com degrau após a instalação. Como acontece quando esse piso é instalado sobre piso existente, essa diferença de altura é mais visível nas portas de entrada e passagem para cozinha e banheiro, onde há a mudança de piso. O piso Laminado é comercializado em réguas com dimensões que variadas, assim com a espessura. É uma ótima opção quando se trata de custo benefício, pois as linhas residenciais possuem preços bem acessíveis. O cuidado com os pisos sintéticos é essencial para garantir a sua durabilidade e vida útil.
Alguns possuem opções de rodapés na cor do piso, oque não impede que você instale rodapés em cores. Os acessórios variam de fabricante para fabricante, alguns oferecem acessórios de pvc, outros de MDF e em determinadas linhas oferecem opção dos perfis em alumínio, que são mais resistentes e duráveis do que os de MDF.
A garantia dos pisos laminados também varia de um fabricante para o outro, com opções residenciais que vão de 12 a 25 anos. O preço também é um fator que varia de fabricante para fabricante. Então fique atento á qualidade dos produtos na hora de comprar… o ideal é comprar o produto instalado, assim você terá a garantia do produto que é do fabricante e a garantia da instalação que é da loja onde comprou o piso.
As condições para instalação do piso laminado assim como outros pisos, é contra piso nivelado (variações de desnível de até 2mm são aceitáveis), livre de umidade ou infiltração (nesse caso perde-se a garantia), ambiente limpo e liberado para o instalador.
Os prazos de instalação variam de acordo com a quantidade, mas em média são instalados cerca de 30M²/dia (uma equipe de 2). O prazo de entrega dos materiais também é um fator importante para não ter estresse, em geral varia de 10 a 20 dias, caso não seja produto de estoque dos lojistas. A instalação é imediata, com agendamento prévio.

Findos todos esses detalhes, é só aproveitar. Não se esqueça de procurar saber sobre a manutenção do piso após a instalação, não é recomendado o uso de produtos químicos para realizar a limpeza dos pisos laminados. Alguns fabricantes oferecem um kit de limpeza que pode ser adquirido separadamente, mas geralmente a limpeza recomendada pelos fabricantes é pano úmido e sabão neutro. Não é recomendado o uso de nenhum produto de limpeza abrasivo!

 

 

Abraço,

Centerpiso Revestimentos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *